Qual é a relação entre o trabalho do RH e a saúde mental dos funcionários?

Atualmente as empresas já têm consciência de que a preservação da saúde mental dos colaboradores não deve ser ignorada, se desejam que esses trabalhadores estejam verdadeiramente bem e atendam às suas expectativas.

Além disso, o cuidado com a saúde mental de quem trabalha na empresa também melhora a forma como ela é vista no mercado consumidor, até mesmo porque os funcionários que têm o seu bem-estar respeitado trocam menos de emprego, trabalham melhor e rendem mais.

Dentro desse contexto, existe um setor de cada empresa que tem responsabilidade direta sobre as medidas para ampliar a saúde mental: é o setor de Recursos Humanos. 

Lidando de maneira direta com os colaboradores, o RH tem participação intensa na promoção da saúde mental e é necessário entender como essa relação se desenvolve.

É importante não se esquecer de que a forma como os Recursos Humanos organizam as suas práticas, ao mesmo tempo, podem ser apontadas como razão para transtornos mentais, como traumas, depressão e outros, assim como para a resolução de problemas e conflitos no ambiente de trabalho.

E é por isso que esse setor é tão importante dentro de uma empresa.

A seguir, alguns detalhes sobre como as atividades do setor de RH impactam o bem-estar mental dos colaboradores e podem impactar em seu rendimento profissional.

Verificar regularmente como o funcionário está é só o primeiro passo

O primeiro passo a ser dado pela RH é ter conhecimento de como os colaboradores estão e isso só acontece fazendo uma avaliação frequente.

Afinal, os dias de trabalho se acumulam e o funcionário costuma não achar uma abertura para tratar com o RH sobre as suas insatisfações: inclusive, muitos acham que serão demitidos caso façam isso.

Um caminho que o setor de RH pode seguir para estimular a avaliação sincera dos funcionários é optar pelo sigilo: dessa maneira, eles se sentem mais confiantes para falar quais as práticas da empresa que prejudicam seu rendimento e sua saúde mental. 

No entanto, é claro que não adianta que o setor de Recursos Humanos apenas saiba como o funcionário está se sentindo: é preciso que esse departamento norteie mudanças da empresa e campanhas para que os colaboradores possam ter sua saúde mental melhorada.

Campanhas para que a empresa represente um ambiente saudável

Os desentendimentos entre colaboradores e a postura tóxica de muitos deles colaboram para que a saúde mental seja afetada negativamente.

Inclusive, é importante que o RH tenha consciência de que os comportamentos tóxicos não partem apenas dos colaboradores, mas que podem ser também originados nos superiores. 

De toda forma, a empresa moderna e consciente com relação à saúde mental dos funcionários se prontifica a fazer campanhas para que esta seja preservada e para que todas as pessoas entendam os impactos de suas condutas no bem-estar dos demais. 

Nessas campanhas criadas pelas empresas, é indicado abordar o assédio moral e mobbing (bullying entre adultos), que são dois dos grandes problemas de saúde mental que afetam os funcionários. Além disso, campanhas que contemplem burnout, depressão e ansiedade associadas ao contexto de trabalho podem ser um diferencial em cuidado com seu time! 

Tomar medidas para identificar e ter ações efetivas em relação a quem prejudica a saúde mental dos funcionários

A atuação do RH com relação à saúde mental dos colaboradores não pode ser apenas a de prevenir as condutas que causam prejuízo ao time, mas também de ajustes reais. 

Infelizmente, há muitos casos nos quais as pessoas que praticam atitudes que afetam a saúde mental dos colaboradores não refletem em nenhuma consequência e, dessa maneira, é mais difícil de evitar a sua reincidência.

Além disso, as ações não podem estar restritas aos funcionários comuns: superiores que agem de maneira a afetar a saúde mental dos colaboradores também precisam ser abordados. 

Estar disponível para os colaboradores 

É importante que o setor de Recursos Humanos tenha sempre um canal aberto para que os colaboradores que sentem que a sua saúde mental está sendo afetada, possam falar abertamente. 

Da mesma forma, é importante que esses funcionários sintam que os seus sentimentos estão sendo respeitados e que eles são relevantes para a empresa. Ou seja, que se sintam ouvidos e respeitados.

Há casos em que os colaboradores querem tratar de alguma situação que eles sintam que está afetando o seu emocional, mas o RH não permite esse tipo de diálogo, focando apenas na capacitação e na parte legal. 

Esse tipo de abordagem faz com que a empresa tenha um número maior de funcionários se desligando ou sendo afastados por questões mentais.

Cabe salientar que o mercado de trabalho, como um todo, tem valorizado a promoção da saúde mental. 

Oferecer capacitação técnica, mas também outras voltada à saúde mental

Além de a empresa ser um ambiente saudável para os colaboradores, onde os seus sentimentos são respeitados, assim como a sua individualidade, o RH também pode ajudar criando capacitações voltadas para os aspectos emocionais. 

De fato, existem muitos treinamentos que estimulam sobre como os funcionários podem aumentar a sua inteligência emocional, lidando melhor com uma série de situações que poderiam deixá-los abalados e reduzir o seu bem-estar.

Inclusive, a empresa que coloca a promoção da saúde mental como uma de suas prioridades ganha destaque não somente dentre os profissionais, mas dentre as empresas concorrentes.

Entretanto, é preciso que essa capacitação para inteligência emocional seja algo constante: pode ser uma palestra a cada mês, workshops, dinâmicas em grupo, etc. 

Infelizmente, há funcionários que acreditam que isso não é relevante ou que não cabe à empresa ensinar a eles como gerenciar as suas emoções.  Sendo assim, é indicado que o RH coloque, em um primeiro momento, os treinamentos de capacitação para inteligência emocional como algo obrigatório. 

Oferecer atividades que melhorem a condição mental

Muitos empregadores acham que tirar o foco dos funcionários faz com que haja prejuízo e, sendo assim, o seu time é considerado bom somente quando o trabalho quase leva à exaustão. 

Atualmente, esse tipo de política de RH é ultrapassado.

O que se espera do Recursos Humanos é que esse setor também contemple o bem-estar dos trabalhadores e ofereça atividades que melhorem a saúde emocional de sua equipe..

Periodicamente, a empresa pode oferecer oficinas de ginástica, de yoga ou até convênios para que os seus funcionários tenham acesso mais fácil à terapia. Esse tipo de política de RH inclusive aumenta a respeitabilidade da empresa e da sua gestão.

Conte com a gente para cuidar do seu time

Quando uma empresa cuida e se preocupa com a saúde mental dos seus funcionários e colaboradores, isso reflete positivamente em todo o ambiente de trabalho, na relação entre colegas e até mesmo na produtividade e resultados.

Aqui na InsightOn nós temos benefícios incríveis para parceiros, que valem para empresa e se estendem para toda a equipe de funcionários:

  • Desconto em todos atendimentos em saúde da Insight (de 15% a 50%) para os colaboradores e familiares em primeiro grau
  • 1 palestra por ano para desenvolver seu time, sem custo para a empresa
  • Todos especialistas da Insight com formação continuada
  • Cuidado integralizado (todas as áreas) a todos os colaboradores
  • Parceria sem custo e sem qualquer ônus para a empresa

Quer ser nosso parceiro e começar a usufruir de todos os benefícios? Então CLIQUE AQUI.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe através dos meios abaixo:

WhatsApp: (51) 99376-8716

Site: www.clinicainsighton.com.br

Instagram: @insighton_

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts