Em tempo de pandemia, precisamos falar sobre o home office, a cobrança excessiva e os nossos limites.
Com o aumento do regime de trabalho em casa, que aos poucos vai retornando ao normal, é preciso lembrar que o home office somou aos demais tipos de tarefas que realizamos na nossa casa, e que assim como o profissional, também são um baita trabalho.
Mas então, vamos falar sobre isso?
Pandemia e home office
Com a pandemia muitas empresas aderiram ao home office como forma de evitar exposições ao vírus e também para que os colaboradores possam seguir com as suas atividades, de forma remota.
E ainda é grande o número de pessoas que se encontram nessa situação, além daqueles que já trabalham dessa forma, como freelancers e demais trabalhadores autônomos.
Então, antes de seguir, vamos pensar sobre o home office antes dessa pandemia: O QUE É O HOME OFFICE? O que é o home office IDEAL?
Essa é uma prática muito adotada porque proporciona melhora na qualidade de vida e aumenta a produtividade dos funcionários. Mas claro, isso em condições ditas “normais”.
O que seriam essas condições “normais”? Bom, é quando temos tempo e espaço para trabalhar, estando as crianças na escola e tendo assim uma rotina de trabalho previamente organizada.
Mas na situação que estamos vivendo a realidade foi diferente. E, também diferente do esperado, a melhora na qualidade de vida ou aumento da produtividade não aconteceram.
E por que isso? Porque de um lado temos o home office ideal e de outro temos o HOME OFFICE REAL. Entenda.
Home office ideal x Home office real
O home office ideal é aquele que falamos anteriormente, onde toda a rotina é possível de ser seguida e tudo flui bem, de maneira organizada e o mais previsível possível.
Já o home office real, ou melhor, o home office POSSÍVEL – que é o que estamos vivendo, tudo é diferente.
No home office possível a realidade tem sido essa:
- você não consegue ter um tempo separado para vida pessoal, tarefas domésticas e o trabalho
- as crianças estão em casa em tempo integral e exigindo atenção a todo momento
- a rotina fica bagunçada com afazeres profissionais, domésticos, cuidado com os filhos, entre outros
- além de tudo isso, muitos pais ainda estão tentando se virar também como professores
- existe, ainda, os impactos financeiros, a diminuição do espaço, o maior tempo de convívio diário e também uma série de angústias e até mesmo alguns medos.
Então o que queremos trazer para reflexão são as flexibilizações necessárias para que vocês possam seguir nesse home office possível durante os tempos de quarentena!
Flexibilização do home office: a rotina é fundamental
Para que o home office seja menos conturbado, é importante buscar adotar uma série de medidas, como a criação de uma rotina.
Essa rotina vai ajudar tanto no trabalho quanto na organização pessoal, ainda mais com as crianças em casa e precisando de supervisão para uma porção de coisas.
Enquanto imaginamos que vocês estejam tentando fazer malabarismos para lidar com todas as demandas e todas as necessidades, as crianças enxergam a quarentena de uma forma muito diferente.
Algumas crianças podem estar encarando esse período como se fossem férias, afinal elas estão com menos atividades e não estão indo a escola, apesar das atividades que estão sendo enviadas.
Então é importante conversar sobre isso e demonstrar que elas podem fazer algumas coisas para colaborar no cotidiano da casa.
Também é importante conversar com quem mora com você para, juntos, definirem as prioridades de cada um, de forma que as crianças possam ser atendidas, mas que você também possa ter alguma tranquilidade enquanto está trabalhando.
Então, uma rotina de ocupação para as crianças, com brincadeiras ou tarefas durante o horário de trabalho também pode ser muito útil, assim elas ficam mais entretidas e vocês têm mais chances de conseguir focar nas atividades profissionais.
Mãe em tempos de home office
Geralmente para as mulheres o modelo de trabalho em home office exige ainda mais.
Sabemos que por vezes as crianças precisam sim da MÃE – ainda mais com vocês estando tão perto, dividindo a casa o tempo todo, mas em muitas situações um outro adulto consegue sim contornar a situação.
É importante aprender a observar e perceber em qual momento do dia são mais produtivas. Algumas pessoas são mais produtivas de manhã e quando interagem com colegas, outras à tarde, ouvindo música e sem falar com ninguém. E é importante que você encontre esse momento, para tentar se organizar.
Como falamos anteriormente, a flexibilidade do home office é importante e necessária, e permite que você crie uma rotina com base nos horários em que você consegue trabalhar melhor e mais descansada – pode ser durante o período maior de soneca das crianças, por exemplo.
Você também pode buscar uma ajuda – como uma consulta com uma psicóloga on line – para te ajudar com os desafios do momento atual.
Dicas extras: cuide do seu espaço de trabalho
A experiência de trabalho em casa também está muito ligada ao ambiente que temos ao nosso redor. Por isso é importante falar sobre o espaço do trabalho.
Ter um local para trabalhar, que seja o mais agradável e aconchegante possível, vai te ajudar a ter mais produtividade no seu dia a dia. Além disso, é importante separar os espaços de descanso, lazer e trabalho, em uma rotina home office.
Evite trabalhar da cama ou do sofá, assim como de pijama, por mais tentador que isso seja!
Outra dica é evitar os excessos. Fazer pausas é extremamente necessário. Então tenha momentos do dia para se alongar, fazer um lanche, olhar as crianças e depois retomar as atividades!
Nessa mesma lógica, é importante respeitar o intervalo de almoço e não comer em frente a tela ou correndo para logo retomar de onde parou. Trabalhar em casa não é sinônimo de trabalhar 24h e ter um tempo de qualidade para você é muito importante.
Sabemos que muitas pessoas já estão sobrecarregadas, então reiteramos a necessidade de sempre conhecer e respeitar os seus limites – ter um acompanhamento com uma psicóloga online pode trazer muitos benefícios para esse período.
Fale com nossos especialistas
Você também está tendo desafios para lidar com o trabalho em regime home office?
Se sente frequentemente estressada, sobrecarregada ou ansiosa? Então venha falar com a nossa equipe – temos psicólogo online e presenciais, em Porto Alegre/RS.
CLIQUE AQUI e realize o seu agendamento em poucos passos, através do nosso site, ou aqui para tirar suas dúvidas com a nossa equipe através do WhatsApp.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado. Compartilhe-o com mais pessoas!
*Conteúdo inspirado em áudio enviado no grupo “Mães em Tempos de Crise”, pela psicóloga Kamyla Peixoto, CRP 07/27039.
Psicologa porto alegre / psicóloga on line / psícologo on line / psicólogo online