Perdendo muitos funcionários? Entenda mais sobre TURNOVER e o que fazer para pará-lo

A qualidade dos colaboradores de uma empresa é fator decisivo para que ela seja bem-sucedida. Entretanto, quando a troca de funcionários é constante, o que acontece?

Apesar de a mudança no quadro de pessoal ser algo comum em qualquer empresa, isso passa a ser suspeito quando ocorre com muita frequência – é o que chamamos de turnover.

O turnover é uma prática que precisa ser controlada e, mais do que isso, que a sua causa seja entendida, para que seja possível ter consciência de onde a empresa pode estar “errando”.

Este tipo de problema é frequente na sua empresa? Então continue lendo este artigo para identificar o motivo do turnover excessivo e também  para que você possa evitá-lo. 

Queremos ajudar sua empresa!

Primeiro: o turnover é normal

Toda empresa tem mudanças no seu quadro de pessoal, que acontece de tempos em tempos. Um funcionário vai embora, outro chega. Isso faz parte do mundo dos negócios.

Dito isso, é importante saber que o turnover por si só não é algo negativo, mas é motivo de atenção quando demonstra uma rotatividade de colaboradores acima da média.

Geralmente, a preocupação é justificada quando o turnover demonstra que muitos colaboradores estão pedindo a sua demissão e buscando outro empregador. Esse é um sinal clássico de que a política de RH da empresa precisa ser ajustada. 

Retenção de bons colaboradores aumenta a qualidade da empresa

Conforme o turnover cresce, a empresa acaba perdendo também bons colaboradores, afetando a qualidade dos seus serviços e a sua competitividade.

Por isso, é indispensável que o RH crie estratégias para que os bons colaboradores sejam retidos, ou seja, para que eles continuem integrando o time de funcionários e não tenham interesse em mudar de empresa.

É claro que, para reter os bons colaboradores, é necessário que haja benefícios para eles: uma vez que a sua qualificação e competência são grandes, eles sabem que vão despertar o interesse de qualquer outro empregador. 

Levando tudo isso em conta, a empresa que deseja reverter o turnover precisa favorecer a satisfação dos funcionários. 

Você encontra algumas estratégias a seguir:

Ofereça benefícios

Quem é o trabalhador que não quer receber benefícios atrativos, no local onde trabalha?

Na realidade, é justamente esse o motivo de muitos procurarem trabalho como CLT: porque buscam os benefícios trabalhistas que tantos empregadores oferecem.

Por isso, se a sua empresa tem registrado um turnover muito expressivo, uma das primeiras ações a serem tomadas é verificar se os benefícios dados aos funcionários são mesmo atrativos ou se pode estar deixando a desejar.

Hoje em dia, os empregadores já não ficam restritos a plano de saúde ou vale refeição: muitos estendem os benefícios dos seus funcionários a Gympass, parcerias com farmácias, participação nos lucros e muito mais.

É claro que nem todas as empresas podem oferecer esses tipos de benefícios, mas é importante esforçar-se, pois a falta deles é uma das fortes razões da rotatividade de pessoal. 

Faça da empresa um espaço que favorece a saúde mental

Outro dos principais motivos para que o turnover seja muito grande nas empresas é o fato do ambiente de trabalho se tornar pesado ou que desconsidere a vida pessoal do seu colaborador.

Caso os funcionários considerem a empresa um ambiente tóxico por causa da forma como os superiores os tratam ou mesmo pelo tipo de relação entre os próprios colaboradores, a chance de haver numerosos pedidos de demissão é enorme. 

Por isso, o RH que busca reduzir a rotatividade de pessoal precisa estar sempre atento ao clima da empresa, principalmente se há respeito e valorização por parte de todos, em um ambiente de empatia e reciprocidade.

É muito importante também que o setor de Recursos Humanos  esteja atento quanto ao sofrimento emocional dos funcionários (burnout, depressão, ansiedade) assim como considere importante qualquer reclamação de assédio e mobbing (bullying entre adultos).

Apostar em medidas para que a empresa tenha um ambiente ainda mais saudável emocionalmente também faz com que os funcionários se sintam cuidados e seguros e, com isso, eles buscam menos mudar de emprego, pois ali se sentem valorizados e reconhecidos.

Crescimento profissional

Normalmente, a pessoa que começa a trabalhar em qualquer empresa tem a intenção de desenvolver a sua carreira, ou seja, de receber oportunidades de crescer. 

Espera-se que o trabalhador evolua, que ele tenha mais responsabilidades, suba de cargo e, sem dúvida, que os seus ganhos e benefícios também acompanhem esse crescimento.

Não há como negar que uma das causas mais comuns do turnover é a falta de perspectiva de crescimento: se o colaborador perceber isso, é bastante possível que ele procure outro lugar para trabalhar.

Ao verificar avaliações de empresas, mesmo algumas das mais representativas, é comum ver funcionários dizendo que um ponto negativo é o fato de eles não terem plano de carreira.

Nesses casos, a rotatividade acaba sendo constante: o profissional trabalha somente até conseguir algum outro lugar onde as suas capacidades sejam realmente aproveitadas.

Para que isso não aconteça, é recomendado desenvolver plano de carreira para os funcionários, ou seja, promover efetivamente aqueles que têm maior capacidade e comprometimento, dando a eles melhores benefícios e remuneração.

É importante que o trabalhador sinta que depende dele a sua ascensão dentro da empresa e esta, por sua vez, precisa dar condições a ele. 

Ter um salário compatível com o mercado

Dentre todos os possíveis motivos da rotatividade de colaboradores, o salário menor do que a expectativa ou do que o oferecido pelo mercado tende a ser o maior vilão. 

Quando a empresa não apresenta tanta estrutura, mas paga um bom salário, acompanhamos que os funcionários acabam fazendo o possível para continuar. 

Todavia, se o salário não é competitivo, o colaborador não sente que tem qualquer motivo para permanecer na empresa.

Desse modo, o RH precisa acompanhar a faixa de salário para cada um dos trabalhadores e não os remunerar abaixo disso. 

Deixar claro como ocorre o aumento do salário também é uma boa estratégia e deve-se sempre lembrar que o trabalhador, em algum momento, descobrirá se está sendo remunerado de maneira igualitária aos colegas de função.

Seja nosso parceiro e reduza o turnover na sua empresa

Você já entendeu os motivos do turnover, mas não sabe como controlá-lo na prática? Seja nosso parceiro!

Cuide da sua empresa, cuidando dos seus colaboradores! Conheça os nossos benefícios!

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Temos os melhores especialistas para cuidar de você e da sua equipe!

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts