FRUSTRAÇÕES MATERNAS E A QUARENTENA

Vocês já se perguntaram por que temos dificuldade em lidar com o inesperado? Um exemplo disso são as frustrações maternas com as quais lidamos no momento em que nos tornamos mãe.

Nem tudo é como pensamos

A vida é uma caixinha de surpresas, ser mãe não vem com manual de instruções e isso vocês já sabem, mas vocês já pensaram no quanto ficamos ansiosas e preocupadas quando vamos enfrentar uma situação nova?

Antes de seguir, vamos propor um exercício: tente se lembrar O QUE VOCÊ IMAGINAVA sobre o seu filho e a criação dele quando ele estava sendo desejado, quando estava na barriga ou era um bebê pequeno!

Lembrou? Pensou? Imaginou? Então podemos seguir…

Muitas coisas podem ter passado na sua cabeça e, talvez conforme você foi acessando a sua memória, é possível que além de alegria, esse momento também tenha gerado muitas preocupações e angústias! 

E o que costumamos fazer para lidar com esses sentimentos? Recorremos à ilusão. 

Criamos muitas hipóteses na nossa mente para tentarmos adiantar nossas reações para os mais diversos cenários. Aí você vai imaginando como seria, o que fazer e o que não fazer, como ele iria se comportar, como seria a relação de vocês

Agora eu pergunto para vocês, QUANTAS VEZES DERAM CERTO OS SEUS PLANOS IMAGINÁRIOS? 

Seu filho dormia bem a noite? Ele é uma criança que sempre atende às suas solicitações? Ela/Ele concorda com você o tempo todo? Ele não fica doente? Nem perto disso, não é? 

Apesar de tentarmos controlar tudo que vem pela frente, não controlamos quase nada. Existe uma série de variáveis que nos escapam e isso pode ser assustador, mas pode se tornar um alívio também. NEM TUDO DEPENDE DE VOCÊ!

Isso não quer dizer que não é importante fazer planos ou se programar, pelo contrário, mas é preciso relembrar, mães, que o destino final, e até mesmo a própria caminhada, não depende exclusivamente de você – ISSO TANTO PARA VOCÊ QUANTO PARA SEU FILHO! 

Então, o importante é poder ajustar as expectativas e também não se exigir tanto de si e dos outros, até mesmo para não criar frustrações maternas desnecessárias.

O controle e a falta dele

Quando essa falta de controle se torna difícil durante a missão de ser mãe? 

Se torna difícil com a expectativa frustrada, de ver que o filho é um serzinho com vontade própria (com MUITA vontade própria), ou quando o pai não ajuda o tanto quanto poderia ou deveria e também é quando você perde a paciência facilmente, entre muitas outras coisas…

Muitas vezes você acaba criando um script na sua cabeça, quase como uma forma de garantir o que virá depois e que tudo irá ocorrer da melhor maneira possível. Mas não é assim.

Um “belo” (mas nada belo) exemplo é pensar no nosso cenário atual: a pandemia do Coronavírus! 

Já é difícil lidar com o inesperado em situações cotidianas. Agora, nesse cenário de pandemia mundial, como está a sua vida? Você está assumindo os mais variados papéis quase em tempo integral: ser mãe, esposa, dona de casa, trabalhadora, mulher…

Alguns de nós, e espero que boa parte, pode usar também esse momento para repensar alguns aspectos da vida, como o trabalho, as relações e PRINCIPALMENTE o contato consigo mesma!

É muito importante se dar conta de que o cuidado com o outro passa sempre pelo autocuidado: primeiro você coloca a máscara em você mesma! Depois no outro!

É assim na vida! Mas sim é realmente muito difícil passar por situações como estas – em momentos assim a sensação de descontrole e de impotência prevalece.

É por isso que eu quero deixar algumas dicas que podem te auxiliar neste período de “crise”. Veja abaixo!

3 dicas para uma quarentena mais tranquila

Crie e mantenha uma rotina

Organize o horário de acordar e dormir, de arrumar a casa, de brincar com os filhos e procure ter um tempo de lazer para você mesma.

É também o momento em que você pode arrumar aquilo que você vinha deixando de lado ou para depois. 

Mude a decoração

Você pode trocar os móveis ou decoração de lugar tornando o ambiente de casa mais confortável e aconchegante. Essas ações podem proporcionar uma sensação maior de controle e ajudar a enfrentar esse período. 

Como estamos passando por um momento onde a maior parte do tempo estamos em casa, nada melhor do que dar um novo ar para o nosso cantinho, não é mesmo?

Cuide-se: olhe para si mesma com atenção

Alguns sinais de que você está ultrapassando os seus limites talvez já estejam se manifestando, como sono alterado, excessos na alimentação ou bebidas como forma de deslocar a ansiedade e brigas recorrentes devido a uma irritabilidade que só aumenta.

Se tudo isso está fazendo sentido, é o momento de se olhar com mais atenção e buscar formas de preservar a sua saúde mental. E, nesse cenário, pensar em uma consulta com psicólogo online pode ser uma ótima alternativa.

As crises também podem ser oportunidades para mudanças e espero que você reflita sobre esse conteúdo e use essas dicas no seu dia a dia. 

Diante de tudo isso que eu fui falando e que você foi pensando eu gostaria de deixar duas últimas reflexões:

“Como você tem lidado com as suas frustrações maternas? 

Você tem se sentido responsável por tudo e todos?”

Gostaríamos que pensasse sobre isso.

Precisa de ajuda para lidar com as frustrações maternas?

E também aproveitamos para lembrar que você pode contar com a gente e toda nossa equipe de especialistas em saúde aqui da Clínica InsightOn.

Aqui você tem consultas com Psicóloga em Porto Alegre ou consulta com psicóloga on line, para te atender da melhor forma.

Para conhecer todos os nossos especialistas e agendar a sua consulta, é só clicar aqui. Será um prazer atender você e te ajudar a lidar com os desafios que está enfrentando, em busca de uma vida melhor.

Até mais!

*Conteúdo inspirado em áudio enviado no grupo “Mães em Tempos de Crise”, pela psicóloga da Clínica InsightOn, Kamyla Peixoto, CRP 07/27039.

Psicologa porto alegre / psicóloga on line / psícologo on line / psicólogo online

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts