IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Quando o assunto é despertar o interesse pelo aprendizado, esse pode ser um grande desafio para mães, pais e também professores. E é sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje.

Nesse cenário, cabe ressaltar a importância do prazer e do lúdico. 

O lúdico no processo de aprendizagem

Antes de relacionar o aprender com o lúdico, é interessante falar um pouco mais diretamente sobre a ludicidade, sobre o brincar e tudo o que envolve e se desenvolve a partir desse espaço.

Afinal, é através da brincadeira que a gente consegue perceber como a criança se posiciona, se coloca nos espaços de convivência com outras crianças e também com adultos. Na verdade, em todos os espaços sociais que ela vai frequentar. 

Também é na brincadeira que a criança começa a desenvolver habilidades bem importantes como a atenção, a memória, a imitação, entre outros.

E se pensarmos também nos momentos que antecedem o brincar e os que acontecem depois da brincadeira em si, podemos notar que também são trabalhadas questões de planejamento, de estratégias, de organização. E isso sem falar nas questões afetivas e sociais que todo esse momento possibilita. 

Transições no Processo de Aprendizagem

Agora, pensando nas crianças no momento de transição de uma fase mais infantil, mais livre e sem tantas exigências externas – por volta de 6, 7 anos, na entrada para o ensino fundamental -, vemos que essa é uma questão bem ampla, porque não existe como determinar uma idade em que todas as crianças estarão no mesmo nível de maturidade.

Por isso fica um pouco complicado, pois na mesma sala terão crianças com 6 anos e 4 meses, 6 anos e 7 meses, 6 anos e 11 meses, enfim, o ponto é que isso tem que ser levado em consideração. 

A cobrança não pode ser a mesma. Apesar de parecer pouco tempo, quando se fala em desenvolvimento infantil, 3 meses é muito.

Por isso, quando surgirem dificuldades nessa fase, nesse momento o que ajuda é primeiro ter essa clareza e respeitar o momento da criança. 

E como se faz isso? Bom, o ideal é inserir nos momentos de atividades da escola mais prazer.

É importante lembrar que isso de produzir algo com o intuito de ser avaliado não existia antes e de uma hora para outra passa a existir. Ou seja, é algo muito novo para eles. E os adultos começam a cobrar e eles ficam perdidos, porque até pouco tempo atrás eles só brincavam.

Então fazer essa transição da melhor maneira possível e estender os momentos do brincar e colocar eles nas atividades da escola, tentar conduzir essas crianças para realizar qualquer coisa da escola com mais leveza, com mais prazer… É isso que vai motivar eles pras atividades escolares. Sem isso fica muito difícil de dar certo. 

O aprendizado no dia a dia

Além de tudo isso, tem algumas situações cotidianas em que podemos facilmente inserir algum aprendizado como, por exemplo, na hora de fazer a comida.

Nesse momento é possível convidar as crianças para escolherem junto o feijão, fazer um bolo e ressaltar as quantidades dos ingredientes, etc.

Outras opções de atividade também para o dia a dia é sugerir escrever, descobrir as letras do seu animal de estimação ou do seu personagem de desenho favorito, enfim, são muitas as possibilidades de aprendizado para inserir, de maneira lúdica, no dia a dia da criança. E tudo isso de um jeito gostoso, leve e divertido.

E lembre-se: essa fase inicial da vida escolar vai determinar a forma como seu filho vai se relacionar com a aprendizagem dele. Vai determinar qual o papel que a escola vai ter na vida dessa criança e depois adolescente. 

Se esse espaço já no início começar sendo um espaço de sofrimento, de sentimentos ruins, de frustração, é bem provável que isso continue e mais adiante as dificuldades de aprendizagem vão aparecer e aí sim de forma mais consistente

O lúdico no ambiente familiar

Essa abordagem lúdica, já muito bem estruturada nas escolas, faz parte de todo o projeto pedagógico, e não só da educação infantil. Pelo contrário, cada vez os projetos têm se voltado para momentos de prazer, que aguce a curiosidade e a criatividade e despertem o interesse dos alunos.

No entanto, para a família isso é mais complicado, porque estamos falando de uma expectativa dos pais com relação aos seus filhos. E a aprendizagem é um ponto que se valoriza muito no que diz diz respeito a ter orgulho do seu filho.

Todos os pais idealizam seus filhos como alunos e óbvio que, no desejo deles, são sempre filhos muito estudiosos e competentes. Mas para que a realidade se aproxime o máximo do que foi idealizado é preciso entender a importância de conduzir bem essa relação do seu filho com o aprender. E isso começa muito cedo. 

Precisa de ajuda com o processo de aprendizagem do seu filho? Agende uma consulta com um Psicopedagogo

Então, nesse processo de aprendizagem infantil, a família precisa não apenas estar inserida, mas também preparada para prestar auxílio.

E, como vimos, uma ótima forma de fazer isso com crianças é utilizando o lúdico e inserindo na rotina brincadeiras que serão também ensinamentos para os pequenos.

No entanto, é natural que nesse momento os pais se sintam inseguros e tenham dúvidas sobre como conduzir melhor esse processo.

Se esse é o seu caso, falar com um psicopedagogo pode ajudar e facilitar esse momento de aprendizagem e também de transições, para que ele seja o melhor possível em casa, para a família, na escola e também para a criança, de modo geral.

Aqui na InsightOn nós temos uma equipe de psicopedagogos qualificados e atualizados para te atender e te dar toda ajuda, apoio e direcionamento necessários. Clique aqui, conheça nossa equipe e agende sua consulta com poucos cliques.

Caso tenha dúvida, você pode falar com a nossa equipe de atendimento através dos canais abaixo:

📲 WhatsApp (51) 9937-68716⠀⠀⠀

📧 contato@insightmulti.com.br.⠀⠀

*Conteúdo inspirado em áudio enviado no grupo “Mães em Tempos de Crise”, pela psicopedagoga Michele Kanan Ruecker

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts