AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA INFÂNCIA

COMO É realizada a avaliação psicológica na infância?

É um processo que investiga as funções cognitivas assim como os aspectos emocionais e de personalidade. Tem início, meio e fim e auxilia na compreensão e diagnóstico de algumas dificuldades e transtornos. São em torno de 8 à 12 encontros realizados entre conversas com os responsáveis, com a escola e de atividades com a própria criança.

Para começar, é sempre agendada uma entrevista de anamnese com o(s) cuidador(es) na qual o profissional coleta dados importantes sobre a história da criança, desde a gestação, marcos do desenvolvimento, aspectos de socialização e contexto no qual ela está inserida. É questionado também como o(a) pequeno(a) lida com frustrações, quais são as combinações em casa e principalmente o que levou à procura da avaliação.

O objetivo do psicólogo não é julgar, mas sim poder compreender e orientar a melhor intervenção dentro das possibilidades da família e da própria criança.

Quando buscar a avaliação?

A avaliação pode ser buscada tanto por indicação profissional quanto a partir da percepção dos pais ou responsáveis. Quando falamos em indicação profissional, a mesma pode ser feita pela escola, pelo pediatra, pelo neurologista ou outro especialista que acompanhe a família. Já em relação a própria busca dos pais, ela pode acontecer quando se percebe algum estranhamento ou atraso quanto ao desenvolvimento da criança. Esse estranhamento pode ser quanto ao humor, socialização, alteração na fala, atenção, comportamentos repetitivos, dificuldades gerais no dia-a-dia.

O que é investigado na avaliação?

A partir da queixa inicial trazida pelos pais, o profissional traça um plano de avaliação que condiz com as áreas que precisam ser melhor investigadas e compreendidas. Podem ser processos psicológicos mais básicos como atenção, memória, os diversos tipos de raciocínio; ou quadros mais complexos, como dislexia, transtorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade, etc. Os aspectos relacionais também são avaliados, como habilidades sociais, apego, percepção de estilos parentais, bullying; assim como processos relacionados ao humor como a depressão, ansiedade e características de personalidade como a dependência, o antissocial, entre outros.

Todas as testagens do psicodiagnóstico infantil são adaptadas às idades das crianças. Algumas delas possibilitam precisar se existe algum atraso no desenvolvimento, quais são as dificuldades e habilidades. A experiência e observação clínica do psicólogo também exercem um papel fundamental no entendimento de cada caso.  Para isso dispomos da hora do jogo diagnóstica, o qual é um momento lúdico de brincadeira e jogos em que a criança pode expressar simbolicamente seus sentimentos, conflitos e visão de mundo. Neste sentido, os instrumentos utilizados em conjunto com as observações clínicas contribuem para a integração dos resultados da avaliação e indicações de intervenção.

Com quantos anos a criança pode ser avaliada?

A maior parte das indicações para o Psicodiagnóstico ocorrem a partir dos 6 anos por conta do contexto escolar, no entanto entendemos que crianças a partir dos 2 anos já podem ser avaliadas e também se beneficiam desse processo.

Como é feita a devolução dos resultados?

Além do vínculo com a criança, o psicólogo também tem um compromisso com os pais, de realizar a avaliação completa e comunicar o resultado a eles, explicando, justificando e propondo o encaminhamento que se fizer necessário para cada caso. Além da devolutiva oral é entregue o laudo contendo todos os resultados da avaliação e a construção de raciocínio teórico-técnico bem como as indicações terapêuticas a serem realizadas.

Em alguns casos, onde a criança já tem maior compreensão do contexto, também é recomendada uma devolução adaptada com vocabulário acessível no que se refere à facilitar o seu entendimento sobre os resultados. Já com crianças menores é importante ir demarcando os passos da avaliação para que ela consiga entender que existe um início, meio e fim auxiliando para amenizar as ansiedades do que está por vir. Após realizar o fechamento do processo de avaliação, não é incomum que o mesmo psicólogo que fez o psicodiagnóstico inicie a psicoterapia quando esta é indicada. 

Meu filho já faz psicoterapia. A avaliação pode ser feita pelo mesmo profissional?

Na maioria das vezes não é indicado. A avaliação requer conhecimento técnico específico dos instrumentos como escalas, testes projetivos, interpretação e integração dos mesmos. O ideal é que o profissional seja especialista em Avaliação Psicológica.

Outro motivo importante é com relação a ética sobre o vínculo terapêutico que é estabelecido de forma diferente nos acompanhamentos psicológicos e, ainda compreendemos que incluir mais um olhar acerca do paciente enriquece o entendimento sobre o caso e pode ajudar inclusive na validação de hipóteses diagnósticas.

Há casos de exceção que são importantes de levar em conta. Por exemplo, quando o paciente demonstra intensa ansiedade social, apresentando características de evitação e dificuldade de vinculação e seu psicoterapeuta é habilitado.

É importante lembrar que essas avaliações só podem ser feitas por psicólogos.

*A quantidade de encontros depende dos instrumentos utilizados e do ritmo de cada avaliando. CONTE COM A GENTE PARA CUIDAR DE VOCÊ E SUA FAMÍLIA!

Quer saber ainda mais ou agendar sua consulta de Avaliação Psicológica?

Então CLIQUE AQUI.

 Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe através dos meios abaixo: WhatsApp: (51) 99376-8716 Site: www.clinicainsighton.com.br Instagram: @clinicainsighton

Texto desenvolvido pelo grupo de Psicólogas especialistas em Avaliação Psicológica da Insight On:

Kamyla S. Peixoto – CRP 07/27039

 Katiuza Hugenthobler – CRP 07/24188

Laura C. Dentzien Dias – CRP 07/18454

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts