Qual o capital mais importante da sua empresa?

Desenvolva seus colaboradores

Você sabe qual é o capital mais importante de sua empresa? Seriam seus bens? Os equipamentos que você tem na sede? As máquinas utilizadas para produzir os produtos? 

Nada disso. 

Na verdade, o grande bem de sua empresa, seu ativo mais valioso são seus colaboradores. Cada um deles, com seus talentos, suas habilidades e criatividade são os responsáveis por fazer sua empresa crescer e ser competitiva com a concorrência. 

Mas nem todos os empresários entendem isso. Para muitos, um colaborador pode ser considerado apenas mão de obra descartável, substituível, que quando não se adapta mais aos seus objetivos pode facilmente ser trocado por outro que fará o trabalho da mesma forma ou até melhor. 

Empresas com esse entendimento não se destacam, porque não aprendem não apenas a valorizar seus principais ativos, como também a desenvolver seus potenciais, dando-lhes a chance de progredir com o negócio. 

Por isso, se você quer se destacar, quer prosperar e que sua equipe de fato vista a camisa de sua empresa, é preciso entregar motivação a eles, incentivar o desejo de que prosperem. E nada melhor do investir em seu desenvolvimento. 

Ainda em dúvida se isso não seria um investimento desnecessário, por que você correria o risco de vê-los indo para a concorrência? Confira algumas boas razões que preparamos para demonstrar a verdadeira importância. 

Vença o medo de desenvolver os funcionários

Alguns empresários, ao identificar um colaborador com talentos especiais, que se destaca dos demais, podem colocar essa pessoa em uma função em que ela fique estagnada, que não consiga desenvolver ainda mais suas habilidades por um fator: o medo. 

Sim, é verdade. Quantos gestores você não conhece que dizem abertamente que não investem em determinado colaborador porque acham que vão usar dinheiro à toa? Que não desejam pagar cursos, treinamentos, para em pouco tempo a pessoa aceitar uma oferta da concorrência e deixar a empresa desassistida? 

E quantos outros têm verdadeiro pavor de investir seu conhecimento, seu tempo e dinheiro naquele colaborador promissor e, depois de um tempo, ele decide não apenas deixar sua empresa como abrir uma muito semelhante à sua, e que passe a lhe “roubar” clientes? 

Esses dois medos são muito mais comuns do que você imagina, mas não devem ser os motivos pelos quais você não investe em seu funcionário, que não o ajuda a se desenvolver, sabe por quê?

Porque se seu funcionário quiser empreender e se tornar seu concorrente, ele vai fazer isso, tenha você investido nele ou não. Um colaborador insatisfeito vai sair da empresa, não importa quantos cursos sejam pagos a ele.  

Então, antes de achar que vai investir em alguém que pode lhe virar as costas ou se tornar seu concorrente, é importante se fazer a seguinte pergunta: 

O que é melhor: ter um profissional altamente capacitado como seu colaborador ou ter à mão alguém que não se esforça para evoluir, que está ali apenas para receber o salário e ir embora? 

Certamente, ter alguém altamente qualificado como colaborador vai agregar valor ao seu negócio, e mostrar para a concorrência que você está preparado para dominar o segmento em que atua. 

Quando você desenvolve um funcionário, todos ganham

Pensar que aquele colaborador mais “estagnado” gosta de permanecer assim nem sempre é a verdade. Isso porque todos nós temos o desejo de crescer. 

Aprender está em nossa essência. Fazemos isso desde que nascemos, quando exploramos o mundo para aprender. 

Não perceber no colaborador o desejo de crescer e se desenvolver pode sim despertar nele o desejo de sair, de explorar novos horizontes, porque se sentirá desvalorizado. Perceberá que não há possibilidade de crescimento. 

Agora, quando se investe na qualificação e no aperfeiçoamento desse colaborador, ele não apenas se sente valorizado, como percebe que ainda há um grande caminho a trilhar em sua empresa. 

Os colaboradores valorizados, que são incentivados a se aperfeiçoar tendem a se dedicar ainda mais ao trabalho. São aqueles que lutam com muita garra para alcançar resultados muito melhores. 

Essa dedicação é ótima tanto para o seu colaborador, que vai se sentir satisfeito por ter entregue resultados positivos, como para você, que verá seu negócio prosperar e, quem sabe, superar a concorrência. Ambos saem ganhando. 

Insira a valorização do funcionário em sua cultura

Embora saibam a importância de valorizar um funcionário, de estimular seu crescimento, nem todos os empresários estão prontos para fazer isso, por um motivo simples: o incentivo à valorização não faz parte da cultura empresarial daquele grupo. 

A cultura empresarial é a forma como uma empresa lida com diversos temas, dentre eles a valorização do colaborador. 

Algumas se preocupam com o desenvolvimento de todos, enquanto outras pensam prioritariamente nos resultados financeiros. 

Mas, se você gostou da ideia de incentivar a valorização dos seus colaboradores e quer transformar isso em uma prática em sua empresa, é preciso incluir essa ideia na cultura da empresa. 

É preciso mostrar a todos os colaboradores que você não apenas incentiva que eles se aperfeiçoem como isso faz parte das diretrizes da empresa. Que aqueles que mais se dedicam têm chances maiores de se desenvolver e alcançar patamares mais elevados no negócio. 

E não é só isso: uma empresa que tem em sua cultura a prática de incentivar o crescimento e desenvolvimento profissional dos colaboradores acaba atraindo aqueles que se identifiquem com essa cultura, que trabalhem engajados, que se dedicam a alcançar sempre os melhores resultados. 

Mas, para que tudo isso seja possível, é preciso também uma liderança forte, que abrace esses ideais para si e torne realidade todo esse discurso. 

É preciso um líder que dê os subsídios para que esse empregado cresça. Que mostre a ele boas oportunidades e que inspire seu time.

Então, antes de sair por aí incentivando cursos, construa uma política desse tipo. Repense regras limitadoras, monte programas que reconheçam os talentos. Desta forma, ao incentivar o crescimento dos melhores, você fará com que sua empresa cresça junto. 

Durante esse processo, você poderá também treinar sua liderança, o que pode ser muito benéfico até mesmo para você, que poderá se capacitar para se tornar um melhor gestor, pronto para o novo. 

Conte com a gente para cuidar do seu time

Seja uma empresa que se preocupa com seus funcionários e colaboradores. Essa prática refletirá positivamente em todo o ambiente de trabalho, na relação entre colegas e até mesmo na produtividade e resultados. 

Cuidando dos seus colaboradores, você cuida da sua empresa!

Aqui na Clínica Insight On nós temos benefícios incríveis para parceiros, que valem para empresa e se estendem para toda a equipe de funcionários:

  • Desconto em todos atendimentos em saúde da Insight (de 15% a 50%) para os colaboradores e familiares em primeiro grau
  • 1 palestra por ano para desenvolver seu time, sem custo para a empresa
  • Todos especialistas da Insight com formação continuada
  • Cuidado integralizado (todas as áreas) a todos os colaboradores
  • Parceria sem custo e sem qualquer ônus para a empresa

Quer ser nosso parceiro e começar a usufruir de todos os benefícios? Então CLIQUE AQUI.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe através dos meios abaixo:

WhatsApp: (51) 99376-8716

Site: www.clinicainsighton.com.br

Instagram: @insighton_

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts