Vamos falar sobre os tipos de choro de bebê? Para mães e pais, entender o choro do bebê pode ser um grande desafio.
Afinal, ele é a forma do bebê se comunicar e pode indicar muitas coisas, mas muitas vezes é difícil decifrar o que ele significa, não é mesmo?
O choro e a comunicação
Bom, o choro é a primordial e mais importante forma de comunicação do bebê no início da vida. É uma reação biológica, já que é através dele que o bebê terá suas necessidades atendidas.
O bebê chora sempre que tem um desconforto. Cada vez mais esse choro vai se tornando diferenciado, com características distintas na emissão vocal e no tom, os pais, sobretudo a mãe ou o cuidador mais próximo, vão aprendendo a desvendar/interpretar se esse choro é de fome, é de sono, é de dor ou se só querem um colinho e aconchego.
E essa identificação é fundamental para que a necessidade do bebê seja atendida.
Lendo um interessante artigo de um autor chamado Spitz (1988), ele diz que no início existem estados de tensão fisiológica que, progressivamente, perdem o seu carácter difuso, aparecendo então como manifestações de desprazer mais específicas e estruturadas. O choro é a expressão afetiva maior.
Nesta altura, a criança reage de forma arcaica, através de um reflexo, às sensações vindas do interior ou do exterior.
No terceiro mês de vida vai ocorrendo uma mudança, pois surge a capacidade de manifestar as suas necessidades para o meio que a rodeia, o que constitui uma manifestação ativa, dirigida e intencional. Através do choro, que corresponderia a um apelo, a criança sinaliza as suas necessidades.
Outro autor pressupõe que o choro é uma forma de comunicação especificamente dirigida à figura de apego, e que a disponibilidade da mãe e qualidade da relação precoce determinam a evolução do grito para outras formas de comunicação mais intencionais.
Outra coisa importante de destacar, caso o bebê mantenha um choro incessante, é a importância para que se procure o pediatra. É natural que o bebê chore, mas ao ser atendido ele geralmente se acalma. Caso isso não aconteça, é importante ter uma orientação médica.
Pra finalizar, segue aqui um trecho do artigo que consideramos importante a ser destacado: A capacidade de chorar parece corresponder, do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, à capacidade de conceptualizar os objectos internamente, do ponto de vista do desenvolvimento psico-afectivo, à capacidade de estabelecer a vinculação, e o choro parece ser um sinal comportamental carregado de valor evolutivo.
Então, o choro nos indica comunicação, uma forma de estabelecer vínculo, uma forma de cultivar afeto e tem valor fundamental para o desenvolvimento da linguagem. E buscar analisar e entender o que significa os tipos de choro do bebê vai ajudar e muito.
Procure ajuda
Se o seu bebê chora muito e incessantemente e nada o acalma, procure ajuda de um especialista para identificar a causa e propor medidas para resolver o problema.
Caso você já tenha procurado o pediatra e o choro continue sem parar, um psicólogo pode te ajudar.
E, se esse choro excessivo resultar em problemas de comunicação, um fonoaudiólogo é a melhor opção.
AGENDE SUA CONSULTA: aqui na Clínica de Multiespecialidades InsightOn nós contamos com psicólogos, fonoaudiólogos e também psicopedagogos. Uma equipe completa e atualizada para te dar todo o suporte que você precisar.
CLIQUE AQUI, conheça nossos especialistas e agende sua consulta em poucos cliques.
*Conteúdo inspirado em áudio enviado no grupo “Mães em Tempos de Crise”, pela fonoaudióloga Cássia Taiana Cavalheiro dos Anjos, CRF 7-9276