A RESPIRAÇÃO COMO PONTO CHAVE EM MOMENTOS DE ESTRESSE

Respiração para reduzir o estresse: vem saber como essa prática pode te ajudar nos momentos de desafios do dia a dia.

Quando o assunto é estresse, redobrar a atenção com a respiração pode ser uma ótima válvula de escape. Quer saber o que estresse, respiração e fonoaudiologia têm em comum? Então continue a leitura!

Fonoaudiologia e estresse 

Você sabia que a Fonoaudiologia trabalha, entre muitos outros pontos, questões de estresse? 

Claro que a gente não costuma pensar ou associar “estou estressada, vou procurar uma fono”, eu sei, mas é importante saber que a Fonoaudiologia trabalha diretamente com uma das funções vitais para todos nós que é a respiração.

A respiração está relacionada com a fala, com a alimentação (mastigação e deglutição), com a voz e com o sono, que são áreas de estudo e atuação clínica da fonoaudiologia. Todas essas coisas estão entrelaçadas e se complementam. 

A respiração ideal, em repouso, ou seja, quando não estamos falando ou nos alimentando, é a nasal. O nariz é responsável por aquecer, filtrar e umidificar o ar e enviar ele limpinho pros pulmões. 

Claro que a boca participa da respiração, mas essa não é a função principal dela. Tanto que crianças, por exemplo, que respiram exclusivamente pela boca, tem consequências desastrosas no desenvolvimento – inapetência, prejuízos na aprendizagem, doenças respiratórias com mais frequência, alteração nos órgãos fonoarticulatórios e possivelmente alterações na fala.

Mas, voltando a respiração nasal, em caso de alguma obstrução é importante que se mantenha o nariz limpo. E em casos de alergia e de obstruções mais persistentes é importante procurar um otorrino. 

E o padrão respiratório ideal é o diafragmático, que é um músculo que nós temos logo abaixo das costelas. 

Mas e nos casos de estresse? Como a respiração pode nos auxiliar? 

A respiração e o estresse

Nos momentos de estresse ou ansiedade, é visível que o nosso padrão respiratório sofre alteração. A gente hiperventila, ou seja, a respiração fica rápida e curta. 

Então, nesses momentos, é importante voltar sua atenção para a forma como está sua respiração. Procure respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca, levando seu grau de atenção todo para esse exercício. 

Ao tornar a nossa respiração consciente isso possibilita que você possa ir controlando melhor sua respiração e vá se acalmando, voltando ao equilíbrio, e a tendência é que uma possível crise vá diminuindo. 

Ou seja, é possível e importante aprender a usar a respiração para reduzir o estresse mas não apenas para o estresse, mas também para dormir melhor, se comunicar melhor, comer melhor, entre outros benefícios. E, para isso, um fonoaudiólogo pode te ajudar.

Fonoaudiólogos: terapeutas da fala

Aqui na InsightOn temos fonoaudiólogos online e presenciais, em Porto Alegre/RS. Somos multi clinicas e contamos com diversas especialidades.

Quando mencionamos sobre aspectos da fala, um fonoaudiólogo pode ajudar. Uma consulta com esse especialista pode ocorrer de diferentes maneiras, dependendo do caso apresentado pelo paciente.

Os fonoaudiólogos, também chamados de terapeutas da fala, oferecem tratamentos e soluções para diferentes quadros, trabalhando com a comunicação oral e escrita, expressão e a compreensão.

CLIQUE AQUI e veja a lista de especialistas disponíveis. Agende seu horário em poucos cliques, com a facilidade que só a InsightOn proporciona!

*Conteúdo inspirado em áudio enviado no grupo “Mães em Tempos de Crise”, pela fonoaudióloga Cássia Taiana Cavalheiro dos Anjos, CRF 7-9276

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts