O DILEMA DO PORCO ESPINHO – CONVERSANDO SOBRE AFETOS E LIMITES

Em tempos de pandemia, falar sobre o afeto, a solidão, a vida em família e os limites, tem sido ainda mais importante e fundamental. Pensando nisso, no conteúdo de hoje resolvemos falar sobre o dilema do porco espinho. Você já ouviu falar?

Fica aqui com a gente e aproveite essa leitura para refletir e repensar atitudes simples do dia a dia, que fazem muita diferença na vida em família.

A Convivência Humana

O dilema do porco espinho foi criado pelo filósofo alemão Schopenhauer, para ilustrar as dificuldades da convivência humana. 

Essa metáfora nasceu da observação que ele fez de uma família de porco espinhos, em um inverno, que funciona basicamente assim:

Ele observou que os porcos espinhos, quando se aproximavam demais para se aquecer do frio, se machucavam com os espinhos uns dos outros.

Mas, por outro lado, se eles se afastassem, morriam de frio. 

Pensando nisso, qual seria então a solução? Eis a questão, não é mesmo?

Esse dilema já rendeu alguns livros, inclusive um deles pode ser que você conheça, que é um livro do final de 2018, onde ele faz uma aproximação dessa questão com as redes sociais, onde ali temos a possibilidade de estar presente, mas nem tanto, ao mesmo tempo em que é algo solitário.

O que podemos aprender com o dilema do porco espinho

Bom, o nosso objetivo aqui não é apenas te contar uma história, mas te fazer refletir.

E por que decidimos trazer sobre essa metáfora hoje? 

Simplesmente porque ainda estamos em uma pandemia mundial, onde não sabemos muito o que esperar do futuro, mas sabemos que estes dois últimos anos tem sido de grandes desafios, em todos os sentidos. E o campo das relações, com certeza, tem sido um dos mais afetados. 

Conviver nunca é fácil, e podemos pensar nessa metáfora do porco espinho com o que estamos vivendo… Onde muitas vezes precisamos escolher qual a dor que vamos sentir, se é a do frio ou seja a solidão, ou na busca do calor acabar se machucando por ser espetado pelo outro. 

Então fica a questão – como se convive com o outro 24h por dia sem se machucar? Como manter os afetos, o carinho, a admiração e o respeito, se ficamos exaustos e confusos com tudo que vem acontecendo? 

Bom, a resposta é simples e complexa ao mesmo tempo.

A verdade é que precisamos aprender a lidar com os espinhos dos outros, assim como devemos cuidar dos nossos, que também espetam quem está ao lado. 

Nesse processo também é muito importante colocar em prática o autoconhecimento, para buscar entender, conhecer e ver do que se tratam estes espinhos, para que possamos tratá-los a ponto de que não machuquem mais aquelas pessoas que estão ao nosso redor, querendo nos aquecer.

É preciso coragem de compreender nossos espinhos para não machucar o outro, e vice-versa. Mas é preciso buscar esse conhecimento, para termos consciência dos nossos limites e o do outro, assim buscamos nos proteger e proteger aqueles que estão ao nosso lado.

Precisa de ajuda? Um psicólogo online pode te ajudar!

Como lidar com conflitos de relações?

Principalmente durante a pandemia, viver relações conflituosas se tornou uma realidade para muitas pessoas.

Casais e famílias que antes conviviam poucos períodos do dia juntos, tiveram que se adaptar a uma rotina de 24 horas por dia lado a lado.

Por conta disso, muitas crises e conflitos se intensificaram. Mas nós queremos que você saiba que estamos do seu lado e aqui na Clínica de Multiespecialidade InsightOn temos uma equipe de psicólogos on line e presenciais preparada para te ouvir e te ajudar nessas situações, buscando tornar sua vida e seus relacionamentos mais leves e melhores.

CLIQUE AQUI para agendar a sua consulta no nosso site ou aqui para falar com a nossa equipe através do WhatsApp e tirar todas as suas dúvidas. Será um prazer te ajudar!

Você pode escolher: Consulta com Psicóloga em Porto Alegre ou consulta com psicóloga online, do conforto da sua casa!

*Conteúdo inspirado em áudio enviado no grupo “Mães em Tempos de Crise”, pela psicóloga Bianca Beloqui, CRP 07/26874.

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts