Burnout não é só excesso de trabalho!

Sindrome de burnout: quando os excessos adoecem

Saiba se você sofre com esse problema

A síndrome de burnout – também conhecida como síndrome do esgotamento profissional – se tornou um problema reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em meio a uma alta de diagnósticos.

Principalmente no período de pandemia e pós pandemia, esse cenário chamou a atenção no Brasil: cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores atestam positivo para o problema, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

Mas como identificar se você sofre com este problema? Quais são os sintomas da síndrome de burnout? Como tratar? Vem com a gente, que neste conteúdo vamos falar mais sobre esse assunto!

O que é a Síndrome de Burnout

Quem nunca sentiu a pressão do excesso de trabalho? Ou achou que não aguentaria a jornada do dia?

Apesar de ser muito relacionada ao excesso de trabalho, o burnout vai além disso e engloba também outros pontos como: falta de reconhecimento, criatividade tolhida e mau relacionamento com os colegas também podem engatilhar uma síndrome de estresse crônico. 

Sendo assim, não se trata apenas de um cansaço extremo do trabalho, vai muito além. E é por isso que é importante estar atento(a) aos sintomas.

Conhecendo o inimigo: identifique os sintomas de Burnout 

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e alto índice de desemprego, é difícil não sentir as cobranças diárias por resultados.

Assim sendo, essa pressão, somada ao cansaço e demais problemas, como falamos acima, está tornando o ambiente de trabalho cada vez mais prejudicial para a saúde física, mental e emocional.

Ou seja, Burnout, na verdade, é um nome recente para um mal antigo, que agora está cada vez mais presente na vida dos trabalhadores brasileiros.

Mas como saber se você sofre com a sindrome de burnout? Para te ajudar a identificar, trouxemos aqui uma lista com os principais sintomas:

  • Sensação de esgotamento físico e emocional;
  • Ausências no trabalho;
  • Agressividade, isolamento ou demais atitudes negativas;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Lapsos de memória;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Pessimismo;
  • Baixa autoestima.

Além desses sintomas, dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome. E um psicólogo on line pode te ajudar…

Se a sua saúde pede atenção, escute!

Não há salário, promoção ou carreira que justifique seu adoecimento.

Por isso, se você identificou algum destes sintomas, clique aqui e entre em contato conosco para agendar uma consulta com nossos especialistas (faça isso em poucos cliques e agende sua consulta com psicologa em porto alegre ou pisocóloga on line!).

É importante saber que burnout tem tratamento que pode envolver mudanças organizacionais, no seu estilo de vida, psicoterapia e talvez medicamentos, mas sempre é necessário acompanhamento profissional! Não se automedique, nem busque alternativas arriscadas!.

Por isso, estar atento(a) aos sinais e buscar ajuda no primeiro deles é o caminho mais indicado para não deixar o problema se agravar e conseguir um tratamento mais rápido e eficaz.

E aqui na InsightOn você conta com profissionais preparados para te ajudar a lidar com esse problema. Clique aqui, conheça nosso time de especialistas em saúde e agende seu horário!

Consultas presenciais e consultas online com psicólogos e:

  • Psicopedagogos
  • Fonoaudiólogos
  • Psiquiatras

Saiba mais sobre nossos serviços e nossa forma de cuidado através do nosso site https://insightmulti.com.br/ ou entre em contato via WhatsApp clicando aqui.

Psicologa porto alegre / psicóloga on line / psícologo on line / psicólogo online

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts