PLASTICIDADE CEREBRAL E INTERVENÇÃO PRECOCE

Vamos falar sobre Plasticidade cerebral ou neuroplasticidade e intervenção precoce? Continue aqui com a gente e aproveite a leitura sobre esse importante tema.

Você sabe o que é plasticidade cerebral?

Para falar sobre plasticidade cerebral precisamos antes – ou em conjunto – falar sobre o desenvolvimento infantil e entender que, antes de tudo, ele é um processo, uma construção.

E esse processo envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais. 

Durante esse processo, além das influências genéticas, do cuidado e da nutrição, as crianças vão experienciar o mundo que as cerca, interagindo com o ambiente e com outras pessoas e, assim, vão adquirindo novas habilidades. 

A plasticidade cerebral então é a habilidade que o cérebro tem de se reestruturar, se remodelar e se recuperar. É a capacidade que ele tem de ir se adaptando e modificando em resposta ao que vivenciamos. 

Os conhecimentos cognitivos vão se construindo através dos conhecimentos de base. O cérebro, com a ajuda dos órgãos que compõem os sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) se apropria da informação por meio de um estímulo adequado – vindo do ambiente – e, na maioria das vezes, realizado pelos pais/adultos de referência da criança e cuidadores.

Essa capacidade é muito maior entre a concepção até os 2 anos, que são os famosos e importantes primeiros 1000 dias do bebê. É considerado um período crítico ou sensível para o crescimento e o desenvolvimento. 

Claro que não é só nesse período que isso acontece. É comprovado que o cérebro humano é plástico o suficiente para possibilitar que a gente aprenda até o fim da vida. 

Sendo assim, todas as experiências positivas ou negativas têm impacto durante toda a nossa vida. No entanto, a primeira infância (que vai até os 6 anos) é um período crucial e o ritmo de apreensão de conteúdos diminui bastante após essa fase.

Intervenção precoce

Levando em consideração tudo o que falamos por aqui e da importância dos primeiros mil dias do bebê, fica também o registro da importância da intervenção precoce quando a criança apresenta alguma dificuldade, atraso ou transtorno no desenvolvimento.

A Intervenção Precoce (IP) é hoje uma prática multidisciplinar que procura responder às necessidades de crianças com perturbações do desenvolvimento e em situações de risco, ultrapassando os antigos modelos de estimulação precoce.

Isso é importante pois quanto mais cedo detectarmos e intervirmos, oportunizamos que a criança se desenvolva mais e melhor dentro das suas possibilidades.

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*Conteúdo inspirado em áudio enviado no grupo “Mães em Tempos de Crise”, pela fonoaudióloga Cássia Taiana Cavalheiro dos Anjos, CRF 7-9276

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