COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A DAR PALAVRAS AOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES

Falar sobre sentimentos: você sabe como ajudar as crianças a colocarem palavras nos sentimentos ou emoções?

Isso geralmente é muito abstrato. Afinal, as crianças sentem, mas não entendem muito bem. E é compreensível, não é mesmo? Se até para nós, adultos, já é difícil reconhecer e compreender os sentimentos, imagina para os pequenos.

Mas mesmo sendo difícil de compreender, as crianças sentem. Se sentem frustradas, com raiva, tristes, felizes, ansiosas, com medo, com vergonha… Quando nasce um irmão podem sentir ciúme.

Por isso é importante iniciarmos o mais cedo possível esta compreensão para poder nomear esses sentimentos. Inclusive, uma boa forma de fazer isso é através das histórias infantis, que podem ser uma ferramenta para auxiliar a identificar e nomear com as crianças as emoções dos personagens.

Falar sobre os sentimentos é importante

Falar dos sentimentos de outras pessoas, amiguinhos, irmãos, também pode ser uma forma de ajudar as crianças a entenderem o que sentem e também ajudar os pais nesse entendimento.

Por exemplo: se algum amigo/irmão chora por algum motivo, podemos falar sobre o motivo. Se, porventura, a criança presencia a mãe triste e emocionada por algo, ou irritada, ou feliz, enfim, poder dizer, eu estou muito brava agora, daqui a pouco a gente conversa. 

É importante criar espaço para conversar sobre isso. E é uma forma de dar o exemplo e até mesmo estimular que a criança aprenda a identificar e expor o que está sentindo, conseguindo assim criar base para diálogos no futuro. 

Aprendendo a lidar com as emoções

Dessa forma, e quando há estímulo do diálogo – e não o bloqueio ou invalidação dos sentimentos da criança – elas vão aprendendo a lidar com suas emoções e externalizar do “jeito certo”, ou seja, de uma forma saudável.

Assim elas vão aprendendo que quando estão bravas, ao invés de bater, podem falar sobre isso e entender o que estão sentindo. Que não é feio, nem errado sentir e que, apesar de muitos sentimentos serem difíceis e desconfortáveis, eles passam e precisam ser sentidos.

Inclusive, fica aqui uma dica de filme ótimo para lidar com esses sentimentos – o filme “Divertidamente”. Ele fala das emoções de uma menina de 11 anos depois que ela muda de cidade e da confusão na sala de controle do cérebro e de como isso afeta a vida dela. É um amor e muito bom quando falamos sobre sentimentos infantis.

Fonoaudiólogos: terapeutas da fala

Aqui na InsightOn temos fonoaudiólogos online e presenciais, em Porto Alegre/RS. Somos multi clinicas e contamos com diversas especialidades.

Quando mencionamos sobre aspectos da fala um fonoaudiólogo pode ajudar. Uma consulta com esse especialista pode ocorrer de diferentes maneiras, dependendo do caso apresentado pelo paciente.

Os fonoaudiólogos, também chamados de terapeutas da fala, oferecem tratamentos e soluções para diferentes quadros, trabalhando com a comunicação oral e escrita, expressão e a compreensão.

CLIQUE AQUI e veja a lista de especialistas disponíveis. Agende seu horário em poucos cliques, com a facilidade que só a InsightOn proporciona!

*Conteúdo inspirado em áudio enviado no grupo “Mães em Tempos de Crise”, pela fonoaudióloga Cássia Taiana Cavalheiro dos Anjos, CRF 7-9276.

???? WhatsApp (51) 9937-68716⠀⠀⠀

???? contato@insightmulti.com.br.

Nosso cuidado vai além.
Nosso cuidado é Multi.
Nós somos a Insight.

Mais Posts